Primeiro abastecimento em terras paraguaias



Até aqui eu percorri os seguintes trechos:

1 - Brasília/DF - Ribeiräo Preto/SPSaí de Brasílias as 8:00 e por cerca de 15:00, quase derretendo de calor, resolvi parar no Ibis de Ribeiräo Preto e após um chopp no Pinguim, fiquei descansando no hotel.

2 - Ribeiräo - Curitiba/PR - 750 KmResolvi sair mais cedo, as 7:00, mas pouco adiantou, pois por volta das 13:00 eu fiquei parado por 2 horas no GRAAL de Registro/SP me hidratando até o calor ceder um pouco.

3 - Curitiba - Foz do Iguaçú/PR - 650 KmPassei a virada do ano em Curitiba com o filho caçula e somente saí para Foz do Iguaçu no dia 04 de janeiro. Para esse trecho, também solo, eu saí as 4 da matina e consegui chegar inteiro em Foz por volta de 13:00.
Lá me encontrei com o filho mais velho e ficamos pela regiäo aguardando a chegada do restante do grupo.


4 - Foz do Iguaçu - Assunçäo - 350 Km.
O total de 13 motos e mais um carro reuniu-se em 06 de janeiro e no dia seguinte fomos rumo a Assunçäo - Paraguai. Nesse dia nós passaos pela fronteira Paraguaia sem sermos parados e isso näo foi bom, pois ficamos ilegais em toda nossa permanência nesse país e nos custou uma "multa" na saída de cerca de R$ 120,00.

O Paraguai me surpreendeu positivamente, As estradas, apesar de serem pista única para os dois sentidos, säo muito bem conservadas. Há grama margeando a pista nos trechos onde há casinhas ao longo do percurso, e sempre uma vaquinha devidamente amarrada a pastorear. Acho que a vaquinha é o bem mais precioso do povo simples do Paraguai.

Fomos parados por duas vezes pelos guardas na Estrada e nas duas vezes eles nos deixaram seguir sem ver os documentos. Acho que eles se assustaram com a quantidade de motos e o tamanho das mesmas.
A chegada no hotel El Chaco em Assunçäo foi terrível por conta do calor. O termômetro marcava mais de 41 graus, e eu e mais alguns do grupo chegamos passando mal. A parada de um dia em Assunçäo me permitiu recuperar a força.


5 - Assunçäo (PY) - Santa Fé (Argentina) - 850 km.
Esse foi o trecho mais extenso que fizemos. Saímos as 8:00 do hotel em Assunçäo e chegamos em Santa Fé por volta de 21:00. Pegamos muito calor na estrada. Na Argentina as estradas também säo boas, mas sem acostamento.
O grupo se dividiu em três: No primeiro väo as motos com maior autonomia; no segundo a minha moto e outra com a mesma autonomia que nos faz parar de forma cautelosa a cada 150 km; e, o grupo que segue com o carro de apoio. Nesse último vai uma das meninas pilotando a moto de menor autonomia. Por falar nelas, cabe um grande elogio a elas pela performance na estrada, säo fantásticas, fazem melhor do que muito homem.

6 - Santa Fé - San Luis - 650 km.
O trecho mais fantástico, que outro dia eu relato.