Porto Alegre - Florianópolis - 615 Km - 22/01/2009

Acordei por volta de 8:00 h. semtindo que o corpo pedia mais cama, mas tinha que tentar trocar o pneu da frente. Liguei para o distribuir do pneu original em Porto Alegre e ele me afirmou que dificilmente eu iria encontrar em Porto Alegre, pois a fábrica não havia importado.


Fui até ao concessionário Honda "4 asas" (são aqueles escolhidos pela fábrica para comercializar e dar assistência técnica nas motos importadas), e não havia o dito pneu, e nem em Santa Catarina. Achei estranho uma moto importada não ter oferta de peça no mercado, então liguei para o 0800 da Honda e eles combinaram de enviar o pneu para Curitiba onde a moto ficará parada e de lá eu irei de avião para Brasilia. A estadia da moto em Curitiba já havia sido decidida, pois em um retorno para visitar os filhos eu pegarei a moto de volta. O Dalton ficou em Porto Alegre e de lá retornaria de avião após despachar a moto de caminhão.

No ano passado eu passei pela BR 101 e no trecho Osório - Palhoça ela estava em pista única e em fase de duplicação. Estava extremamente perigosa, assim eu resolvi ir pela BR 116. Então por volta de 13:00 h saí de Porto Alegre e rumei pela 116 direcionado para Caxias do Sul, Lages, etc. Peguei o denominado caminho "Romântico" e pude me deliciar em curvas magistrais. Apesar de todos falarem que o trânsito é carregado de caminhões eu não pude verificar isso. Consegui me integrar à paisagem com a moto e o espírito.

Peguei serra pesada mas em um bom asfalto e deslumbrando paisagens incríveis. Quando cheguei em Lages resolvi deixar o espírito rodar e decedi embicar a proa da moto para Florianópolis. Achei que era tarde para prosseguir para Curitiba e muito cedo para dormir em Lages ou São Joaquim, ou até mesmo em Urubici.

Desci a serra em direção ao litoral catarinense e desfrutei de um bom asfalto e de curvas de alta, cruzando por um bando de carros da Argentina. Consegui me ocupar em trafegar de forma despreocupada me permitindo parar em diversos pontos e papear com as demais pessoas da região.

Chegando em Folianópolis por vota de 20:00 h., fui direto ao Ibis e tive a sorte de encontrar a minha reserva ainda de pé, mesmo passado do horário limite de espera. Me instalei e saí para comer algo, depois de muito rodar de Taxi fui para o "Lilo", um bar na Beira Mar Norte da Ilha, frequentado por pessoas maduras e ao som de supertramp consegui fazer um lanche bem alemão, desistindo dos frutos do mar.

Retornei para o Hotel e desmaiei na cama de tanto sono que estava.