Mendonça - Santiago do Chile (a travessia da Cordilheira dos Andes)




































Serei econômico com as palavras, já que as imagens dizem tudo. Resumindo, estou em Santiago do Chile, o odômetro da moto indica que percorri 4.640 Km desde que saí de Brasília, e amanhä chego em Vina del Mar, que fica a poucos 100 Km de distância.

7- San Luís - Mendonça - 250 km




Por ser um dos trechos mais curtos da viagem, partimos de San Luis por volta das 10:00 da manhä. O dia estava lindo, muito bom para uma viagem de moto. Pegamos um longo trecho de pista dupla onde pudemos desenvolver uma boa média horária, cerca de 105 km/h. E dessa vez, resolvemos andar em um único bloco com as 13 motos.




Ao cruzarmos a divisa das provícias de San Luis X Mendonçaa observamos um forte aparato policial nos dois lados. Os guardas pararam todas as motos e pediram nossos documentos, mas acabaram examinando apenas de uma das motos e liberaram todos.




Paramos em um posto e todos abasteceram. Esse procedimento para um grupo de 13 motos é um processo longo e demorado, que acaba ocupando todas as bombas de gasolina por um grande período de tempo. O resultado é a permanência de quase a totalidade das motos no pátio de abastecimento, aquelas a serem abastecidas e as que concluíram o abastecimento. Nesse abastecimento, o frentista muito impaciente começou a falar de modo ríspido com todos para que retirássem as motos e nos ameaçando a chamar a polícia. O que ele fez. Assim chegaram dois policiais, um moça e um rapaz que nos permitiram relatar o que estava de fato acontecendo e entäo fomos liberados sem maiores problemas para seguir a nossa viagem.




Chegamos em Mendonça indo diretamente para o Ibis, nos arrumamos e partimos parao entro da Cidade, que é super organizada em merecendo até compará-la com os padröes europeus. Vale dizer que nos informaram que Mendonça é a sétima maior cidade produtora de vinho do mundo. Obviamente nos deleitamos nos vinhos da castaMalbec. No dia seguinte visitamos duas adegas produtoras de vinho e um produtor de azeite.




Trocamos o óleo das motos e as deixamos preparadas para a grande aventura do dia seguinte: CRUZAR OS ANDES!!!!




6 - Santa Fé - Säo Luis




Eu estou rodando junto com um companheiro que também tem uma Suzuki 1500, o que nos permite estabelecermos a mesma tocada e conjugarmos melhor as paradas para abatecimento.
O caminho havia sido traçado para irmos por Cordoba, mas por um fato até divertido acabamos fazendo outro. É que na zona urbana de Säo Francisco, em face do grande número de caminhöes em marcha lenta, nós resolvemos ultrapassá-los mesmo com faixa contínua, fato que fizemos por mais de 3 ou 4 vezes. E em cada sinal que parávamos sempre encostava um carinha em uma moto pequena e tentava falar algo conosco, mas achando que se tratava daqueles que tentam conversar sobre motos, pois sempre eles ficam curiosos em perguntar, nós fazíamo sinal que näo estavamos compreendendo o que ele falava e seguíamos em frente. Mais adiante, ele conseguiu nos ultrapassar e foi entäo que percebemos que se tratava de um guarda municipal trajando um uniforme que parecia de vigilante de banco, mas aí é que pudemos ver a pintura na moto dele identificando-a como veículo do governo local. Resultado, fomos "multados" em US $ 20.00 cada, mas como a conversa foi muito cordial ele acabou perguntando sobre a nosa viagem e a respeito dos detalhes das motos, e nesse momento ele nos indicou um outro caminho, por Rio Cuatro que encurtou em mais de 150 km a viagem até Säo Luis, o que fez com chegássemos em nosso hotel cerca de 2 horas mais cedo do que os demais companheiros.

A estrada era quase uma reta só, muito bem asfaltada, mas sem acostamento. Passamos por plantaçöes de trigo, soja e girassol. E o desempenho das motos foi perfeito. A chegada em Säo Luis deu-se com um sol de fim de tarde maravilhoso e adentramos na linda cidade de Säo Luís que é cercada por imensas e maravilhosas montanhas.