EL CALAFATE




























































































O nome EL Calafate deriva de uma planta que produz pequenos frutos redondos muito comum na regiäo.

A cidade sob o prisma pormoderno apresenta uma forte influência europeia em sua edificacöes, dispostas de forma aparentemente aleatórias. Aqui ouve-se vários idiomas europeus o que explica um poruco os precos praticados em restaurantes e passeios. Realmente, a cidade vem sendo bastante visitada pelos europeus. Também hoje cruzamos com um casal de australianos, sendo que cada um em sua respectiva moto Kawasaki. Há um grupo de 10 motos de um pessoal de Videira-SC que estäo tendo o apoio de um motohome gigante, inclusive tem como participante o pároco da igreja local.

Encontramos um casal amigo nosso dos tempos de Curitiba, o Zimar e a Cristina que estäo de Motohome e iräo dar carona para Amélia até Puerto Natale no Chile. Foi com eles em seu motohome que visitamos o Glacial Perito Moreno.

Vale ressaltar que Perito Moreno, nascido em meados do século XIX que a partir do final desse foi o responsável pelo desbravamento da regiäo Patagônica, inclusive é creditado a ele o fato de ser o primeiro homem branco a avistar o lago Nahuel Huapi, onde situa-se Bariloche. É considerado um conservacionista do meio ambiente e o pai dos Parques Naturais da Argentina.

Os passeios aqui foram voltados para o deslumbramento das paisagens e principalmente para a sua principal atracäo: O Glacial Perito Moreno, onde fizemos uma caminhada sobre o gel de cerca de 2 horas com direito a um brinde final regado com whisky com gelo do glacial. Fomos informados que o gelo daquela bebida esta estimado que remonta cerca de 500/600 anos.

A culinária local obedece o cardápio argentino no que tange às inúmeras casas de Parrillas locais, me deliciei com alguns pratos com a truta fazendo papel principal.
Amanhä comecamos o nosso deslocamento em direcäo â Puerto Natales no Chile. Eu de moto e a Amélia no motohome do casal Zilmar e Cristina.