9.566 Km por 4 países da América do Sul











Bem amigos, cheguei hoje (27/01/2008) após rodar 9.566 Km por 4 países da América do Sul. Muito aprendi, mas isso eu conto depois. Por enquanto o que eu posso adiantar que uma coisa que muito me chamou a atenção foi a quantidade de gente que viaja de moto pela América do Sul. É gente de todo o lado: da França, da Inglaterra, da Itália e tem alguns que se fazem valer de qualquer tipo de moto. A que mais me chamou a atenção foi uma vespa (lambreta) que um casal de Uruguaios estava usando na jornada deles. Eles improvisaram uma lata de lixo de plástico tamanho gigante na traseira para arrumar a bagagem e sairam percorrendo as estradas rodando a 70 Km por hora, e só estavam preocupados com o fato da vespa estar fazendo apenas 28 km por litro de combustível. Fiquei imaginado a coragem desse casal que com um veículo tão inapropriado se lança em epopéias que alguns, com suas motos possantes acham que fazem muito quando percorrem 200 km em um fim de semana. Eles já haviam rodados mais de 8.000 km em um mês e pretendiam andar outros tantos.

Nesse sentindo, também cabe um elogio especial a essas fabulosas mulheres que corajosamente enfrentaram essa epopéia: duas delas dirigindo as menores motos do grupo (uma shadow 600 e uma CB 500); uma outra na totalidade do percurso dirigindo um Ford Ecosport puxando uma carretinha de reboque de motos, que felizmente não foi utilizada, e a Amélia, que mesmo presente em apenas uma parte do percurso foi extremamente determinada e corajosa o suficiente em encarar quase 500 Km de garupa de moto e outros 1.700 km de carro.
Aos comandantes Mafra e Bruno que pacientemente souberam proporcionar a todos uma feliz e segura viagem.
Agradeço ainda aos demais companheiros que muito me ensinaram.


1 Response
  1. Oi Evanio,

    Adorei seu blog! Ler seus comentários sobre a nossa viagem e ver as fotos foi demais... só não gostei do adjetivo que vc me deu! rssss
    Quem dera fosse corajosa e experiente... iria muito mais longe...

    Super beijo e até a próxima aventura!

    Verônica Pedra - CB 500 preta